Rede de Escolas Postura

Meu Carrinho

Contato

Nós ligamos para você

(21) 9 6969-1161

+55 (21) 2415-6768

Rede de Escolas Postura

  • Escola

  • Exames

  • Minha conta

  • Palmilhas

  • Cursos

  • Notícias

  • Franquias


RESPIRAÇÃO E POSTURA: INTIMAMENTE INTERLIGADOS

Publicado em 08/07/2020

A respiração é um processo fisiológico pelo qual os organismos vivos inalam oxigênio do meio circulante e soltam dióxido de carbono. A respiração (ou troca de substâncias gasosas - O2 e CO2 ), entre o ar e a corrente sanguínea, é feita pelo aparelho respiratório que compreende: nariz, cavidade nasal dividida em duas fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões com bronquíolos e alvéolos.

Para o Dr. Francisco Miguel Pinto, fisioterapeuta especialista em posturologia, presidente da Rede de Escolas de Postura e criador do Método Reprogramação Dinâmica Muscular, a respiração e a postura estão intimamente interligados. Isso porque, para realizar uma respiração correta, é preciso estar numa postura adequada. A respiração é uma função vital que aos poucos aprendemos a controlá-la durante os exercícios posturais. Hoje, a maioria das pessoas respiram mal. “Somos obrigados, já na idade de seis anos, a ficar horas sentados no colégio, freqüentemente em salas super-ocupadas e abafadas. Mais tarde, continuando os estudos, exercendo uma profissão, a nossa vida não muda muito. Desta maneira, não tendo uma compensação, os nossos pulmões vão deixando de inspirar profundamente, e o movimento diafragmático é reduzido no uso de sua capacidade total. A respiração habitual da população é a torácica e clavicular", afirma Miguel.

O principal músculo da respiração é o diafragma, situado na base do pulmão. Quando inspiramos, o diafragma é estendido e quando expiramos ele recolhe. A respiração, sempre que possível deve ser nasal, pois assim o ar é filtrado e aquecido pelas narinas.

Durante a inspiração, devemos procurar dilatar em todas as direções das costelas inferiores. Ao mesmo tempo, as paredes do abdômen dilatam-se. Pode se controlar este movimento colocando uma mão no abdômen e outra nas costelas. É importante que a clavícula e os ombros, movam se o mínimo possível. Utilizar o espelho é útil para vigiar e impedir movimentos desnecessários de tensão muscular. Deve-se exercitar a inspiração pelas narinas e a expiração pela boca. Deve-se também praticar a inspiração profunda, quer dizer, inspirar a maior quantidade de ar de forma progressiva e lenta possível, dominado conscientemente os movimentos para manter a postura correta.

Já vimos que para ter uma postura correta é necessário manter a contração e o relaxamento muscular durante a dinâmica de cada movimento combinado. A nossa  melhor postura deve ser aquela que permita sentar sem rigidez ou dor, isso é muito importante!

Devemos sempre sentar  de forma ereta para que nossos pulmões possam expandir-se totalmente, auxiliando uma boa respiração. “É muito importante que não deixemos o corpo cair para frente ou para os lados, na hora de sentar ou na hora de ficar de pé. Alterne sempre  a posição do seu corpo para não sobrecarregar apenas um lado”, afirma o fisioterapeuta.

Clique aqui, encontre a Escola de Postura próxima de você e agende um check-up da coluna vertebral.
RESPIRAÇÃO E POSTURA: INTIMAMENTE INTERLIGADOS

 

 
         

Visitas: 44749

Autor: Prof. Francisco Miguel Pinto, Pinto. FM - Revista Escola de Postura, n.001. 2019 Setor de Comunicação Escola de Postura

Onde estamos no Brasil e na Europa

Clique para ver o mapa ampliado