CONHEÇA O RDM, UM MÉTODO DE TRATAMENTOD PARA TODO O CORPO, ATRAVÉS DA PROPRIOCEPÇÃO

Publicado em 07/03/2024

O método RDM é um método de tratamento para todo o corpo, através da propriocepção, ensina a reprogramar o próprio corpo. Uma autoterapia induzida com elementos confecionados com polímeros especiais - EPC

O método trata e ensina o paciete a realizar manobras para equilibrar todo o sitema muscular do corpo e que são tratados com o uso do micro movimento, corrigindo assim as alterações e degenerações posturais. Essa é a Reprogramação da Dinâmica Muscular (RDM), criada pelo fisioterapeuta e cientista Dr. Francisco Miguel Pinto, que têm mestrado em motricidade humana, master em posturologia e é presidente da rede de Escola de Postura no Brasil. As manonobras são realizadas de forma dosada, podendo ser no ombro, na cervical e na lombar, por exemplo, sendo tudo baseado em um exame detalhado de todo o corpo na estática e na dinâmica para que a pessoa ingresse no sistema de tratamento RDM com o objetivo de identificar o problema e quais são os pontos de bloqueio que causam diversas doenças.

No processo, é ensinado ao paciente como fazer o auto desbloqueio para saber se reequilibrar na postura correta. De acordo com Dr. Francisco Miguel, não são feitos exercícios com força ou que alguém a faça no paciente; o próprio paciente faz um micro movimento e passa a se descobrir e reprogramar, fazer movimentos que nunca fazia. "Tudo é novo,  passa deitar, a andar diferente, sentar diferente, começa a gostar do corpo, sentar sem dor, andar sem dor ", completa o Dr.Francisco Miguel Pinto.

A explicação do por que o RDM é eficiente, segundo o Dr. Francisco, é que o corpo tem vetores de força " como setas" que causam rotações contrárias ao movimento natural, e toda ação causa uma reação, segundo Isacc Newton. Então, é preciso verificar se essa desorganização começou nos pés, ombros ou cervical, por exemplo. Caso o corpo esteja desordenado, irá adquirir compensações e assim poderá ficar meio "torto", fazendo com que a dor surja. Entretanto, um tratamento apenas com remédios não irá ajudar. O ideal, conforme explica Dr. Francisco, é tirar a pessoa da inércia, devido a dor e da zona de conforto, e passar ela mesmo aprender a resolver, não depender de ninguém. "Passa a criar um ponto de lembrança no corpo, uma responsabilidade."

O RDM é comprovado científicamente com artigos publicados e com livros didáticos para profissionais de saúde. Sua indicação abrange vários problemas do corpo. Começa pelo tratar (reprogramar profundamente progressivamente cada estrutura) e depois estabilizar - que depende do problema e da idade. Não há uma contra indicação, nem para gestantes. No entanto, existem situações genéticas ligadas aos problemas posturais, então, avalia-se cada caso para dar uma meta de recuperação. Em alguns é necessária uma intervenção cirúrgica, e os profissionais da RDM fazem acompanhamento paralelo. Algumas alterações posturais ocorrem por conta do "mundo moderno", devido ao estresse e conduta corporal errada, como hérnia de disco, escoliose, desvios posturais e algias do braço. "Para cada caso temos uma manobra e um processo de reconstrução dos movimentos do corpo. Desde um caso simples, como má postura, até os mais complexos, como hérnia de disco", elucida o Dr.Francisco Miguel.

Micro movimentos e autocorreção


De acordo com o autor do método RDM, o paciente aprende a reconhecer os seus limites no corpo e como superá-los e com micro movimentos feitos durante aplicação do método. Então, as dúvidas de "como faço os primeiros socorros, caso eu tenha uma crise e precise intervir" são respondidas e aprendidas. Portanto, o objetivo é trazer conforto para o cliente não entrar em desespero. "Não saber o que está acontecendo gera o medo e piora toda a situação", frisa Dr. Francisco. No processo de aprendizado, existem quatro fases de evolução: a primeira é deitado;  já a segunda, sentado; terceira, em pé; e, a quarta, é em marcha; nesta, a pessoa percebe realizar posturas que antes não fazia, ou movimentos que não faria por conta da dor. O tratamento atende a dor , degenerações e a alteração postural através do micro movimento em pontos identificados do corpo, ele chama de códigos.

Em 90% dos casos, o tempo necessário para realizar o reequilíbrio dos movimentos com o método de RDM, tem um prazo, e demora, em média, 21 dias, de acordo com o problema. Na medida em que a idade avança, maior deve ser a reabilitação e a manutenção. Normalmente, os clientes vão duas vezes por semana para realizar a própria reprogramação e aprender a conhecer  seus códigos "´pontos de tensões".

Dor recidiva e tratamento


Sobre as recidivas (quando o problema volta), Dr. Francisco diz que elas acontecem em 5% dos casos. Dentro dessa porcentagem, a pessoa muitas vezes não deu a continuidade certa ao tratamento, outros tinham alterações estruturais muito graves, o que causa uma dependência da manutenção, mas não prosseguem. "Orientamos quando será um tratamento com alta ou manutenção, há casos que é preciso de outros profissionais para ajudar, como psicólogos". Além disso, existem situações em que o paciente não consegue parar os medicamentos. Então, o indivíduo é mapeado como ele pode vencer em cada caso, analisando todas suas dificuldades, como uma estratégia.

Segundo o fisioterapeuta, ele não acredita num tratamento único, pois o RDM não é único, é uma estratégia com manobras complexa e  evolutivas. "Estudamos o corpo, a posturologia, sentado, deitado, e até a personalidade, pois você é o reflexo do que sente ." Em muitos casos é feito um tratamento paralelo como outros profissionais de saúde.

Caso a pessoa consiga reaprender os movimentos e manter os procedimentos, a dor será totalmente afastada. A sessão de tratamento dura,  60 minutos ou mais, e a pessoa termina como a sensação no corpo de leveza e libertada nos movimento, em apenas um atendimento com micro movimentos sinérgico, afirma Dr.Francisco.

Em Sorocaba, a técnica é aplicada na Escola de Postura, instalada na cidade há dez anos. Os profissionais são fisioterapeutas. Já os equipamentos usados fazem a leitura do corpo, identificam o desequilíbrio, a força em cada músculo e mapeiam o corpo, a fim de checar se existe força contrária a si mesmo.

Para os exercícios, são usadas polímeros especiais que compõem os elementos usado no RDM. "Desenvolvi um método para que não seja necessária uma maca especial para isso. Pode ser feito qualquer maca na clínica", finaliza Dr. Francisco Miguel.

Adeptos garantem que é simples e funciona


Os adeptos ao método da Reprogamação Dinâmica Muscular (RDM) dizem as mesmas palavras: "é simples e funciona". Um deles é o jornalista Cesar Barroso, 45 anos, que reeduca sua postura há dois anos. Com fortes dores lombares, lordose e escoliose, Barroso foi ao médico. Entretanto, este recomendou para sua correção postural que procurasse métodos alternativos. Então, o jornalista iniciou o tratamento fazendo o RDM clínico. "No começo fiquei desconfiado se realmente funcionava, pois são movimentos muito simples. Depois eu senti os resultados. Você ganha equilíbrio, firmeza para andar e sentar. Além disso, preserva a articulação, e é a própria pessoa que alinha as costas", afirma Barroso.

A administradora de negócios Paula Paiffer, 25, fazia o RDM ao ser entrevistada. Ela possui duas hérnias de disco na lombar, então, por recomendação médica, começou a fazer o método há cinco meses e, de acordo com a administradora, pode realizá-la em qualquer lugar, aliviando a dor.

Já a funcionária pública federal Zenaide Gonçalves Souza, 51 anos, fez uma cirurgia minimamente invasiva na lombar por causa da hérnia de disco. Porém, obteve 60% de melhora nas dores e, para complementar, iniciou o método RDM. "É muito bom. Eu recomendo, pois são micro movimentos simples, que a própria pessoa faz." (L.S.).


Você pode encontrar o serviço em todas as Escolas de Postura do Brasil e da Europa. Clique aqui e localize a unidade mais próxima de você.


CONHEÇA O RDM, UM MÉTODO DE TRATAMENTOD PARA TODO O CORPO, ATRAVÉS DA PROPRIOCEPÇÃO
 

Visitas: 9008

Fonte: Jornal Cruzeiro - São Paulo Autor: Prof. Francisco Miguel Pinto, Pinto. FM - Revista Escola de Postura, n.010. 2024



TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB

Escola de Postura Brasil

Segurança de armazenamento de dados.

Site seguro
© Copyright 2004-2024|Desenvolvido com por
https://escoladepostura.com.br/ https://escoladepostura.com.br/