Artrose é Muito Mais Frequente do que Parece

Publicado em 25/05/2023



A artrose é o tipo de reumatismo que mais afeta a população Mundial, levando à diminuição da qualidade de vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Afeta principalmente a coluna, joelhos, quadris e mãos, articulações muito importantes para a independência física, e o trabalho do ser humano.

L. Fraenkel e colaboradores, médicos do Exército Americano, afirmam que a artrose, em geral, é uma causa muito importante de afastamento do trabalho e de aposentadoria precoce. Nos EUA, a artrose do joelho está presente em cerca de 6% dos adultos acima de 30 anos de idade e a artrose do quadril em 3%. Esses números aumentam muito com a idade.

Antes dos 50 anos de idade, a artrose, na maioria das articulações, é maior nos homens do que nas mulheres. Após os 50 anos, as mulheres passam a ter mais artrose, especialmente, nas articulações das mãos, pés e joelhos. Na maioria dos estudos, as articulações do quadril são mais acometidas nos homens.

Além de uma degeneração progressiva da cartilagem articular, surgem deformações nos ossos, alteração dos músculos e ligamentos que desestabilizam a articulação, que se tornam mais frágeis, inchados e doloridos.



A osteoporose, que é a fraqueza dos ossos depois dos 65 anos, ajuda a piorar esse quadro clínico. Mas muitas pessoas que possuem todas essas alterações, na radiografia, não possuem sintomas, porém outras não têm essas alterações, na radiografia, e, têm muitas dores.

A artrose dos joelhos e quadris parece estar associada com fatores de risco diferentes das artroses da coluna e das mãos, por isso, essas duas artroses podem ser consideradas como uma doença única. Mas, de um modo geral, as artroses são causadas por traumatismos anteriores, devido ao trabalho, ao esporte e aos acidentes de trânsito.




Acredita-se, porém, que devam existir fatores genéticos importantes. Uma boa teoria é que traumas mecânicos podem levar a artrose de uma articulação, nas pessoas geneticamente dispostas.

Os negros desenvolvem alterações radiológicas mais graves nas articulações do que os brancos, mas têm menos osteoporose e fraturas de ossos. Nas mulheres têm sido observada uma relação inversa entre osteoporose e artrose. Ou seja, nas mulheres que desenvolvem uma artrose em alguma articulação, o osso não apresenta osteoporose.

A obesidade além de favorecer o aparecimento da doença, também aumenta sua progressão, principalmente, na artrose dos joelhos. A artrose do quadril não mostrou uma relação com a obesidade, somente nos casos de acometimento bilateral.
Artrose é Muito Mais Frequente do que Parece
 

Visitas: 3896

Fonte: Autor: Prof. Francisco Miguel Pinto, Pinto. FM - Revista Escola de Postura, n.005. 2023



TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB

Escola de Postura Brasil

Segurança de armazenamento de dados.

Site seguro
© Copyright 2004-2024|Desenvolvido com por
https://escoladepostura.com.br/ https://escoladepostura.com.br/